quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PANTHÈRES DE CARTIER

     A famosa pantera apareceu pela primeira vez em 1914, em um relógio de Jeanne Toussaint, decorado por ônix e diamantes no padrão do animal selvagem.
     Jeanne Toussaint e Louis Cartier viveram juntos durante muitos anos, e foi ele quem ensinou-a sobre joalheria e pedras de altíssima qualidade. Os dois nunca puderam se casar devido à questões de sociedade da família Cartier. Alguns anos após a morte de Louis, Jeanne foi nomeada diretora da alta joalheria Cartier, permanecendo até sua aposentadoria.

Jeanne Toussaint e uma de suas primeiras criações para a Duquesa de Winsdor, o bracelete de pantera articulado, de ônix e brilhantes, leiloado em 1952 como o bracelete mais caro já vendido.
          


      Não se sabe ao certo, mas, existe a história de que, durante uma viagem na África, com Louis Cartier, Toussaint viu uma pantera e entusiasmada gritou: "Ônix, diamantes e esmeraldas - um broche!!!"

broches coleção Panthère

Muitos anos após, a pantera permanece e é nome de coleção permanente: Panthère de Cartier. Esses são alguns dos anéis da coleção atual, a maioria é feito com brilhantes, esmeraldas e ouro branco ou amarelo, e alguns com platina.





Agora o preferido de todos, par de brincos feito em platina, brilhantes, esmeraldas e ônix:

também coleção Panthère de Cartier, atual




Um comentário: